A cada ano, mais empreendedores analisam a ideia de adotar um cartão de marca própria como uma opção interessante para fidelizar seus clientes e alavancar suas vendas.

Essa estratégia, quando bem implementada, tem forte potencial de aumentar a lucratividade da empresa, facilitando a ampla divulgação da marca e o alcance da organização nos mais variados públicos.

Está pensando também em adotar essa ideia na sua empresa? Veja neste artigo como essa modalidade de pagamento funciona na prática.

O que é um cartão de marca própria?

Os cartões de marca própria, também conhecidos como private label, são uma maneira de proporcionar crédito para seus clientes de forma personalizada. Eles operam de maneira semelhante a qualquer cartão de crédito do mercado, porém, sendo de uso exclusivo da loja.

Ao utilizar um cartão feito especialmente para sua empresa, seus clientes poderão ter acesso a descontos especiais, programas de fidelidade, melhores formas de pagamento e outros benefícios que você queira proporcionar para atrair mais pessoas para o seu negócio.

Ainda sob o reflexo da recuperação econômica do País, empresários de todos os segmentos e portes correm atrás de oportunidades para garantir as vendas em um cenário bastante competitivo.

Dessa forma, esse tipo de cartão vem sendo cada vez mais aproveitado por varejistas como uma estratégia comercial diferenciada para aumento de vendas e fidelização de clientes.

Pesquisas de mercado apontam que os consumidores gastam significantemente mais com cartão de marca própria do que com cartões desvinculados de lojas. Isso porque, dessa forma, o cliente não compromete o limite do cartão (que já pode estar em grande parte utilizado) e, com o private label, possui uma oportunidade extra de poder de compra.

Continue acompanhando para entender quais os maiores benefícios para o seu negócio!

Quais as vantagens de ter um cartão private label?

Se você achou a conceituação do cartão próprio da loja interessante, separamos, então, as principais vantagens dessa estratégia comercial para sua loja:

Encontre novos clientes

Apresentar um cartão de marca própria em seu estabelecimento traduz uma ótima forma de atrair novos compradores. Muitas pessoas ficarão tentadas a comprar na sua loja, já que ela oferece crédito e maneiras facilitadas de pagamento para quem tiver o cartão.

Seus novos clientes farão o seu cartão, atraídos pelos benefícios agregados a ele, e passarão a adquirir mais itens a cada compra ou visita, podendo aumentar, ainda, o valor do seu tíquete médio.

É importante lembrar que esses tipos de cartões requerem menos garantias dos titulares, em comparação com os cartões de crédito tradicionais. Assim, o cliente tende a fazer o máximo das compras de que precisa em apenas um local: o seu estabelecimento!

Fidelize os clientes antigos

Uma vez que o cliente adquire o cartão, ele já estará inclinado a visitar mais e mais vezes o seu negócio. Esse fato, por si só, já é um passo relevante em direção à fidelização desses consumidores.

Além disso, se a sua empresa oferecer descontos especiais, programas de milhagem ou ofertas de crédito facilitadas para os clientes que já conhecem sua marca, eles estarão ainda mais propensos a realizar novas transações de compra com a sua empresa.

Por essa razão, é muito importante pensar em iniciativas que visem não só a atração de novos clientes, como também a manutenção daqueles que já passaram por sua loja.

Pense em promoções ou esquemas de recompensas, como desconto no total da compra ou até mesmo vale troca por produtos da loja com base na pontuação do cliente.

Aumente o valor de compra do cliente

O cartão de marca própria também é uma excelente maneira de aumentar o tíquete médio de seu negócio — o valor total da compra de cada cliente, em dado período.

Uma vez com mais opções de pagamento, o consumidor estará mais suscetível às compras por impulso, o que aumentará o valor de sua aquisição final. Consequentemente, o negócio terá mais lucro.

Benefícios extras para o seu cliente

Por meio do cartão próprio, sua clientela pode usufruir de melhores taxas e condições que o cartão de crédito bandeirado, além da vantagem de não atrelar o limite do cartão de crédito convencional. Dessa forma, o cliente tem mais liberdade para gastar em sua loja!

Quais são os tipos de cartão de marca própria?

Dentre os diferentes tipos de cartões de marca própria no mercado, separamos dois dos principais modelos mais utilizados no varejo.

Cartão de crédito

O cartão de crédito de marca própria é praticamente igual aos outros cartões de mesma função. Como já mencionamos, o principal objetivo do vínculo é oferecer flexibilidade no pagamento, para conseguir conversão. 

Garantir o acesso ao crédito sem burocracia e em velocidade são vantagens que contam pontos para o cliente, além de melhores condições para pagar.

Junto com o cartão, a empresa pode proporcionar benefícios adicionais como acesso a seguros e programas de capitalização. Quanto mais você puder incentivar o consumo frequente, melhor será para a empresa.

Cartão fidelidade

Como já diz o nome, o cartão fidelidade busca manter o cliente cativo, retornando com frequência e fazendo cada vez mais compras. Esse modelo de transação começou com as companhias aéreas e foi parar no varejo, sendo amplamente utilizado.

A empresa que deseja fidelizar o cliente deve definir uma série de estratégias funcionando como um prêmio. Ao atingir uma pontuação mínima, o consumidor tem a chance de trocar seus pontos por um determinado produto ou, até mesmo, desconto em compras na loja.

Por sua vez, o cliente costuma ver esse exercício como algo vantajoso, desde que tenha a percepção de que conseguiu adquirir um novo produto sem precisar pagar um centavo a mais.

Entretanto, para que a empresa obtenha o sucesso esperado, é preciso planejar a gestão de estoque e investir em uma ferramenta de gestão para esta operação como meio de pagamento.

Como administrar esses cartões?

Diante de um cenário de recuperação econômica, muitas famílias acabam não tendo fácil acesso ao crédito, por isso, o mercado das empresas do varejo e prestadores de serviços têm encontrado no cartão de marca própria uma solução atrativa para expandir o poder de compra de seus clientes.

Para os varejistas que desejam administrar de maneira própria essa modalidade de pagamento, vale contar com uma empresa especializada, que poderá auxiliar o varejista na oferta da tecnologia para operacionalizar os cartões, além do apoio na implementação do cartão, treinamento da equipe e todo suporte que o lojista precisar.

Fonte: http://blog.infoxnet.com.br/cartao-de-marca-propria-o-que-e-e-como-funciona/